Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... "Conquistando um Sonho" Conquistando um Sonho
"MINHA CIRURGIA FOI DIA 6 DE MARÇO DE 2012

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010


Dieta dos Pontos


Aprenda a manter o equilíbrio corpóreo com esse conceito baseado no bom senso, no prazer de viver e na ciência.

PRINCÍPIOS DA DIETA

Os 5 mandamentos do Dr. Alfredo Halpern, endocrinologista e criador da Dieta dos Pontos:

1- Não se culpe por ser gordo. Procure ajuda e emagreça;
2- Fuja das fórmulas mágicas e das dietas milagrosas. O que vale é aprender a comer;
3- Não há alimento proibido. O segredo é não exagerar em nada;
4- É possível comer bem e ter um peso normal;
5- Obesidade é uma doença e, às vezes, seu tratamento requer a intervenção de medicamentos. Mas lembre-se: eles precisam ser receitados por um médico.

O QUE É?

É um método que favorece o processo de reeducação alimentar. Ele parte de uma lógica simples de entender. Tanto o gasto de energia do organismo como a quantidade de energia contida em cada alimento são representados por pontos (1 ponto equivale a 3,6 calorias). Se você consome a mesma quantidade de pontos que seu corpo gasta, mantém o peso. Se consome menos, emagrece.

VOU PASSAR FOME FAZENDO ESTA DIETA?

Não existe forma de emagrecer sem que haja certo grau de sacrifícios, principalmente na fase de adaptação. O certo é que você não vai comer menos que seu organismo precisa para ficar saudável.
A proposta do endocrinologista Alfredo Halpern, um dos especialistas mais respeitados no Brasil, é dar liberdade para você montar o seu cardápio, desde que respeite uma cota. "Milagre não existe: qualquer um que coma sem critério e a mais do que precisa vai engordar. Não proíbo nenhum alimento, mas também não digo que pode comer à vontade."
Nesse regime, Halpern transformou as torturantes calorias numa pontuação (cada ponto vale 3,6 calorias) e estabeleceu uma cota de consumo diário. Para saber a pontuação dos alimentos, é preciso consultar tabelas. Se ultrapassar o limite, você tem comer menos no outro dia.
O primeiro princípio, que agora você já conhece, é saber quanto pode comer. O segundo é selecionar bem a comida. "Quem quiser passar o dia inteiro à base de chocolate até pode. Mas não está aprendendo a se alimentar direito, fundamental para garantir a manutenção do peso", diz Halpern.
O ideal é seguir a pirâmide alimentar. "Essa ainda é a melhor fórmula de comer bem, com direito a tudo, e de forma saudável." Traduzindo para o cardápio, 55% do que você coloca no prato (165 pontos) devem vir dos pães, massas, cereais, de preferência integrais (todos esses carboidratos energéticos), e das frutas, verduras e legumes (carboidratos reguladores). De 15% a 20% (60 pontos) precisam vir das carnes, do leite, iogurte e queijo — especialmente as versões magras — e do feijão (proteínas). E 25% (75 pontos) podem ser originários da gordura, na forma de óleo, azeite, manteiga, frituras, mas sem esquecer que ela já está embutida em vários alimentos, como carnes e pratos prontos.
Doces, que também fazem parte do grupo, podem ser incluídos, mas com moderação. Leia-se em doses pequenas — o ideal é que sejam consumidos só nos fins de semana.

PRA COMEÇAR...
Faça o cálculo correto, isso varia muito conforme biótipo, peso, altura, sexo, idade e atividade física. Calcule aqui , não fique indo nas ondas das revistas de q tem q ser 300 pontos pra mulher e 400 pra homens, repito, depende muito do corpo de cada um!

Monte a tabela completa...

Pra conseguir a tabela completa vc pode ir juntando diversas tabelas de calorias e dividir tudo por 3.6, ou assinar o site do Dr. Alfredo Halpern.

Edite sua tabela e cole num caderninho/agenda

O último passo para você garantir o sucesso do programa é adotar um diário alimentar. "Quando você anota o que comeu, presta mais atenção ao que põe no estômago e reduz infinitamente os excessos", garante o criador da dieta. Ele deve estar certo. Afinal, manter uma dieta na boca das mulheres por mais de três décadas não é para qualquer um. Calculadora na mão!
É legal comprar um caderninho bem do seu gosto (aquele q vc vai querer levar e usar), eu ainda prendi uma caneta com uma fitinha no espiral, assim não tem desculpa de anotar. Cole a tabela com os seus alimentos, tente fazer algo personalizado! Mas cole tudo o q vc gosta, mesmo aqueles alimentos de uma vez no ano, ou q vc comeu 1 vez na vida e nunca mais. Se vc tirar esses alimentos, vai chegar o momento em q vc os comerá de novo e daí cadê os pontos?
Comece a anotar tudo (até balinha) por uns 3 dias, sem se policiar muito, ou seja, antes de inicia a dieta pra valer. Calculando no fim do dia, vc conseguirá identificar as coisas desnecessárias q comeu por gula ou compulsão.
Com o tempo, vc decora os alimentos q mais ingere no dia-a-dia e tbem aprende a fazer trocas saudáveis de alimentos parecidos.

MONTE A DIETA DOS SEUS SONHOS
Depois q vc começar pra valer (ontem?!). O controle dos alimentos terá de ser bastante rigoroso. Até mesmo uma balinha precisa ser contabilizada. Não há restrição de nenhum alimento, desde que não sejam ultrapassados os pontos pré-estabelecidos. Ou seja, você pode comer uma barrinha de chocolate, que vale 45 pontos, mas terá de compensar no decorrer do dia consumindo alimentos que valem menos pontos, como a maçã (14 pontos), por exemplo.
Se tiver uma balança de cozinha, melhor ainda
Nos casos em q vc mesma prepara sua comida, o legal é ter uma balancinha e ir pesando as porções pra ter mais exatidão, no início eu achava chato mas funciona melhor, p. ex. antes eu contava 1 concha de feijão meio de “olho”, mas pesando vi as diferenças entre as conchas e se tem mais ou menos caldo, no final, descobri q podia comer bem mais até o fim do dia! Isso tbem é muito válido nos casos das carnes.
Claro q se vc come fora, não fique se martirizando com exatidões, não serão 5 ou 6 pontos q farão a diferença na sua nova cintura. Ah, em restaurantes tipo bufê são usadas colher de servir (colher de arroz) ou escumadeira.


Não adianta nada a pessoa conhecer a tabela de pontos se não houver certa interação com uma nova filosofia que pressupõe conhecimento do processo e determinação.
Hoje vou comer feijoada, mas amanhã farei refeições menores para compensar. Nas dietas tradicionais o que acontecia? O sujeito quebrava o regime e comia feijoada. Pronto! Achava que tinha estragado tudo e desistia da dieta. No Sistema de Pontos, feijoada não é um prato proibido desde que no dia seguinte a pessoa consiga compensar a extravagância ingerindo menos calorias.

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Obrigada pela visita,
Volte sempre!
Não esqueça de deixar seu e-mail e blog para eu retornar ok?