Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... "Conquistando um Sonho" Conquistando um Sonho
"MINHA CIRURGIA FOI DIA 6 DE MARÇO DE 2012

sábado, 28 de janeiro de 2012

PACIENTES BARIÁTRICOS OPERADOS RECEBERÃO CARTERINHA

 Os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica (redução de estômago) no país irão passar a receber, a Carteirinha do Paciente Bariátrico. No documento, lançado durante o XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), realizado em Gramado, no mês de novembro. Na Carteirinha irá constar informações como o nome e contato do paciente, do médico, breve histórico de doenças e a técnica cirúrgica adotada. De acordo com o coordenador da comissão organizadora do Congresso e diretor do Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS (COM\\HSL\\PUCRS), Cláudio Mottin,o documento inédito no mundo, tem como objetivo dar mais segurança aos pacientes quando eles forem atendidos por outros médico e especialidades ou emergência médica. Cerca de 60 mil pessoas deverão receber o documento no Brasil – que terá o tamanho de uma cédula de identidade (RG).

No Brasil atualmente 50 mil pessoas são operadas por ano e os pacientes que fizerem cirurgia bariátrica devem pedir o documento ao seu médico pois esta identidade, fornecida pela SBCBM, vai conter as informações sobre o procedimento, o paciente e o cirurgião responsável permitindo que este paciente ,adequadamente identificado, possa ser atendido adequadamente em hospitais e emergências qualificadas em todo o pais

Pesquisa
Em relação a pesquisa Multicêntrica Nacional em Cirurgia para Obesos Graves (AVABAR), que está sendo realizada em 8 centros brasileiros e coordenada pelo diretor do Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS, Claudio Mottin, em parceria com o Ministério da Saúde, num prazo de dois anos, a carteirinha também irá ajudar a mapear os operados e os resultados da cirurgia bariátrica no país. "Este documento , a "carteirinha bariátrica", entra em sinergismo com a pesquisa pois a partir dele será mais fácil identificar os pacientes e fazer este mapeamento dos operados ajudando a definir as políticas públicas de prevenção e tratamento da obesidade no Brasil a que a pesquisa se propõe”, ressalta Mottin. O AVABAR é uma iniciativa do Governo Brasileiro através do Departamento de Ciência e Tecnologia (decit) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) apoiada pelo Ministério de Saúde, e integra o plano estratégico do atual governo federal para a saúde dos brasileiros.

5 comentários:

  1. será que o HFAG vai disponibilizar as carterinhas?
    se sim a sua esta proxíma.
    TE AOM MUITO!!!
    JAIME

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda!
    Já te linkei no meu canto.
    Essa idéia da carteirinha é bem legal né?
    No meu primeiro retorno com o gastro, vou cobrar a minha!!!!!

    Seja bem vinda e espero poder ler logo sua história de sucesso...

    Um beijo,

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!

    Obrigada pela força! É isso mesmo! O negócio é continuarmos firmes no nosso propósito e curtindo e aproveitando cada conquista.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. oi LINDA OBRIGADA pelo carinho,estamos juntas . Precisando pode chamar... beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita,
Volte sempre!
Não esqueça de deixar seu e-mail e blog para eu retornar ok?