Eu estava com uma dúvida a esse respeito, achava que sucarose era adoçante, mas esse artigo me esclareceu
Leiam!!!
Existem certas diferenças no que se refere ao açúcar em si (e seus diferentes tipos), a frutose, a sacarose e oadoçante.Se entende por adoçante tudo aquilo que for do grupo de substâncias que, como nexo comum, dão uma sensação de doçura a nosso paladar.
Como você pode chegar a supor, isto inclui a grande quantidade de compostos, entre os que encontramos oaçúcar sacarose, os adoçantes intensivos (como a adoçante ou o aspartame), ou o açúcar frutose.
À pergunta de que açúcar em si -ou substância doce- viria a ser a mais recomendável, é preciso levar em conta que a ingestão de açúcares deve ser limitada, e especialmente naquelas pessoas diabéticas.
Sempre é mais recomendável, por exemplo, o açúcar de cana integral que o açúcar branco refinado, já que contém mais vitaminas e minerais e, portanto, é mais saudável.
Da mesma forma que o açúcar de cana integral, a frutose é igualmente recomendável, já que adoça mais que a sacarose e, no entanto, se absorve muito mais lentamente.
Não obstante, os adoçantes são recomendados a pessoas diabéticas, e também a pessoas que se encontrem seguindo dietas de controle de peso.
Adoçante é uma substância que adoça os alimentos assim como o açúcar, mas administrado em menores quantidades já que adoça mais que a sacarose. Também conhecido como edulcorante, o adoçante pode ser artificial, não contendo calorias, ou natural, contendo menor quantidade de calorias que o açúcar.
Dentre os adoçantes artificiais temos os aspartames, a sacarina, o ciclamato, a sucralose e acessulfame-k.
Aspartames: É o tipo mais utilizado entre os adoçantes, tem capacidade de adoçar 200 vezes mais que a sacarose. Seu valor energético é de 4 calorias/gramas. Deve ser evitado por pessoas que sofrem de fenilcetonúria, pois contém fenilalanina em sua composição.
Sacarina: É o tipo mais antigo de adoçantes com capacidade de adoçar 500 vezes mais que a sacarose, porém deixa sabor residual na boca. É bastante utilizado em alimentos, cosméticos e medicamentos.
Ciclamato: É bastante utilizado em alimentos, mas é proibido em alguns países por provocar efeitos cancerígenos, mutantes em células e alérgicos. Adoça 50 vezes mais que a sacarose.
Sucralose: É bastante utilizada em produtos esterilizados, UHT, pasteurizados e assados, pois é estável à grandes temperaturas. É eliminada totalmente do organismo pela urina num prazo máximo de 24 horas. Não produz cáries e reduz a produção de ácidos que as produzem. Adoça 600 vezes mais que a sacarose.
Acessulfame-k: É o adoçante mais resistente ao tempo e a altas temperaturas. Adoça 200 vezes mais que a sacarose e é eliminada totalmente pelo organismo através da urina.
Dentre os adoçantes naturais temos a frutose, o sorbitol, o manitol e o esteovídeo.
Frutose: É extraído de frutas, cereais e mel, tem capacidade de adoçar 173 vezes mais que a sacarose. Deve ser usado com moderação já que provoca cáries e tem consumo limitado para diabéticos.
Sorbitol: Originado de frutas e algas marinhas, adoça 50 vezes mais que a sacarose. Seu uso é restrito a pessoas que não são diabéticas e que não são obesas. Resiste a altas temperaturas, à evaporação e ao cozimento.
Manitol: É encontrado em vegetais e algas marinhas, tem capacidade de adoçar 70 vezes mais que a sacarose. Não é recomendado a diabéticos e produz efeito laxativo se usado em grandes quantidades.
Esteovídeo: Tem capacidade de adoçar 300 vezes mais que a sacarose e é encontrado na planta Stevia Rebaudiana. Não contém calorias e é estável em altas temperaturas.
Fonte: http://www.brasilescola.com/curiosidades/tipos-adocantes.htm#
http://www.vivendosaudavel.com/tipos-de-acucar-adocante-sacarose-e-frutose/
Muito bom heim!
ResponderExcluirAdorei as informacoes.
Bjus
Fernanda, qual tipo você usa? Minha nutricionista me recomendou sucralose.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluireu uso o assugrin que eu nem sei do que é mas vou me informar, mas pela reportagem vi que o melhor é o sacralose mesmo, por isso vou passar a usá-lo
ExcluirAcho que a Sucralose é a menos pior...tenho me adaptado muito bem à ela!:D
ResponderExcluirOi querida...
ResponderExcluirTenha um lindo final de semana!!!
BJS DA MI
Obrigada pelas informações, Flor, também não sabia diferenciar os tipos de adoçantes..
ResponderExcluirBeijocas!
Gostei do post informativo. Importante a gente conhecer pra poder escolher com responsabilidade.
ResponderExcluirBjs.
vc sempre nos ajudando com essas matérias. beijos e ótima semana
ResponderExcluirQue show essa postagem! Nossa, quanto adoçante não??? Vou reler com calma essa postagem, identificar qual eu tenho usado e qual seria melhor!!!
ResponderExcluirSe cuida, grande beijo, ótima semana!!!!!
uso o linea... bjssssss
ResponderExcluirEu uso um de sucralose também, é o que tem o sabor mais parecido com o açúcar e só tem 5 calorias (pelo menos pra mim), é o Linea uso deste também pra cozinhar, tem dele forno e fogão. Adorei o post. Beijos
ResponderExcluir