Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... "Conquistando um Sonho" Conquistando um Sonho: Tipos de Açucar
"MINHA CIRURGIA FOI DIA 6 DE MARÇO DE 2012

sábado, 21 de abril de 2012

Tipos de Açucar

Eu estava com uma dúvida a esse respeito, achava que sucarose era adoçante, mas esse artigo me esclareceu
Leiam!!!
Existem certas diferenças no que se refere ao açúcar em si (e seus diferentes tipos), a frutose, a sacarose e oadoçante.

Se entende por adoçante tudo aquilo que for do grupo de substâncias que, como nexo comum, dão uma sensação de doçura a nosso paladar.

Como você pode chegar a supor, isto inclui a grande quantidade de compostos, entre os que encontramos oaçúcar sacarose, os adoçantes intensivos (como a adoçante ou o aspartame), ou o açúcar frutose.

À pergunta de que açúcar em si -ou substância doce- viria a ser a mais recomendável, é preciso levar em conta que a ingestão de açúcares deve ser limitada, e especialmente naquelas pessoas diabéticas.

Sempre é mais recomendável, por exemplo, o açúcar de cana integral que o açúcar branco refinado, já que contém mais vitaminas e minerais e, portanto, é mais saudável.

Da mesma forma que o açúcar de cana integral, a frutose é igualmente recomendável, já que adoça mais que a sacarose e, no entanto, se absorve muito mais lentamente.

Não obstante, os adoçantes são recomendados a pessoas diabéticas, e também a pessoas que se encontrem seguindo dietas de controle de peso. 


Adoçante é uma substância que adoça os alimentos assim como o açúcar, mas administrado em menores quantidades já que adoça mais que a sacarose. Também conhecido como edulcorante, o adoçante pode ser artificial, não contendo calorias, ou natural, contendo menor quantidade de calorias que o açúcar.

Dentre os adoçantes artificiais temos os aspartames, a sacarina, o ciclamato, a sucralose e acessulfame-k.

Aspartames: É o tipo mais utilizado entre os adoçantes, tem capacidade de adoçar 200 vezes mais que a sacarose. Seu valor energético é de 4 calorias/gramas. Deve ser evitado por pessoas que sofrem de fenilcetonúria, pois contém fenilalanina em sua composição.

Sacarina: É o tipo mais antigo de adoçantes com capacidade de adoçar 500 vezes mais que a sacarose, porém deixa sabor residual na boca. É bastante utilizado em alimentos, cosméticos e medicamentos.

Ciclamato: É bastante utilizado em alimentos, mas é proibido em alguns países por provocar efeitos cancerígenos, mutantes em células e alérgicos. Adoça 50 vezes mais que a sacarose.

Sucralose: É bastante utilizada em produtos esterilizados, UHT, pasteurizados e assados, pois é estável à grandes temperaturas. É eliminada totalmente do organismo pela urina num prazo máximo de 24 horas. Não produz cáries e reduz a produção de ácidos que as produzem. Adoça 600 vezes mais que a sacarose.

Acessulfame-k: É o adoçante mais resistente ao tempo e a altas temperaturas. Adoça 200 vezes mais que a sacarose e é eliminada totalmente pelo organismo através da urina.

Dentre os adoçantes naturais temos a frutose, o sorbitol, o manitol e o esteovídeo.

Frutose: É extraído de frutas, cereais e mel, tem capacidade de adoçar 173 vezes mais que a sacarose. Deve ser usado com moderação já que provoca cáries e tem consumo limitado para diabéticos.

Sorbitol: Originado de frutas e algas marinhas, adoça 50 vezes mais que a sacarose. Seu uso é restrito a pessoas que não são diabéticas e que não são obesas. Resiste a altas temperaturas, à evaporação e ao cozimento.

Manitol: É encontrado em vegetais e algas marinhas, tem capacidade de adoçar 70 vezes mais que a sacarose. Não é recomendado a diabéticos e produz efeito laxativo se usado em grandes quantidades.

Esteovídeo: Tem capacidade de adoçar 300 vezes mais que a sacarose e é encontrado na planta Stevia Rebaudiana. Não contém calorias e é estável em altas temperaturas.

Fonte: http://www.brasilescola.com/curiosidades/tipos-adocantes.htm#
http://www.vivendosaudavel.com/tipos-de-acucar-adocante-sacarose-e-frutose/

12 comentários:

  1. Muito bom heim!
    Adorei as informacoes.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, qual tipo você usa? Minha nutricionista me recomendou sucralose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. eu uso o assugrin que eu nem sei do que é mas vou me informar, mas pela reportagem vi que o melhor é o sacralose mesmo, por isso vou passar a usá-lo

      Excluir
  3. Acho que a Sucralose é a menos pior...tenho me adaptado muito bem à ela!:D

    ResponderExcluir
  4. Oi querida...
    Tenha um lindo final de semana!!!
    BJS DA MI

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas informações, Flor, também não sabia diferenciar os tipos de adoçantes..
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post informativo. Importante a gente conhecer pra poder escolher com responsabilidade.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. vc sempre nos ajudando com essas matérias. beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  8. Que show essa postagem! Nossa, quanto adoçante não??? Vou reler com calma essa postagem, identificar qual eu tenho usado e qual seria melhor!!!
    Se cuida, grande beijo, ótima semana!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu uso um de sucralose também, é o que tem o sabor mais parecido com o açúcar e só tem 5 calorias (pelo menos pra mim), é o Linea uso deste também pra cozinhar, tem dele forno e fogão. Adorei o post. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita,
Volte sempre!
Não esqueça de deixar seu e-mail e blog para eu retornar ok?